segunda-feira, 28 de maio de 2012

MARKETING PESSOAL SUSTENTÁVEL Parte- 2


Por melhor que seja a sua primeira impressão, ela é superficial. Se você foi sorridente e educado, pensarão que é “simpático”. Se falar duas ou três coisas interessantes, poderá sair com a imagem de “inteligente”. Se estiver bem vestido e exalar um bom perfume, será lembrado como “bem-sucedido”. Enfim, receberá um ou mais rótulos, em função do seu desempenho naqueles poucos segundos, minutos ou horas em que se relacionou.

Da mesma forma, se algo der errado por um imprevisto, cansaço ou qualquer coisa do gênero, receberá alguns rótulos negativos, que talvez não mereça. O fato é que você causa uma primeira impressão e tem que se virar com ela depois.

Existem cursos e técnicas divulgadas aos quatro ventos para ajudá-lo a garantir uma excepcional primeira impressão. Com elas, você vira um astro de TV irresistível. Você é capaz de vender qualquer coisa e a si mesmo com tamanha desenvoltura, que pode pensar que tem o mundo a seus pés. Superficialmente, você é perfeito!

Muitas pessoas “de sucesso” são resultado disso, porque as aparências realmente enganam. Elas forjam uma imagem impecável, são recomendadas e navegam rapidamente por essa teia infinita de contatos, se aproveitando das oportunidades que surgem no caminho.

Entretanto, é comum que essas pessoas tenham dificuldades de aprofundar relações, porque mantêm a atenção dispersa. Além disso, sabem que todo aquele “Marketing Pessoal” do primeiro encontro é insustentável a longo prazo. Não é autêntico.

LAÇOS DE CONFIANÇA
Se você quer construir relações profundas e duradouras, precisa ser capaz de entregar o que vende. As técnicas de comunicação interpessoal devem ser usadas com muito critério, para não afastá-lo demais da realidade, e não soarem como propaganda enganosa no futuro.

Você não precisa ser perfeito para agradar, desde que seja alguém de valor. Também não deve querer agradar a todos, da mesma forma, porque isso é impossível.

Relações profundas e duradouras exigem maior dedicação. Precisam ser reafirmadas ao longo do tempo, para terem qualidade. Não adianta ter pressa, nem ir com muita sede ao pote. São como um bom vinho, que necessita de repouso e maturação.

Esse caminho te obriga a investir menos na aparência e mais no próprio conteúdo, de modo que o auto-conhecimento é indispensável. O compromisso com a verdade é mais importante que o compromisso com a perfeição. Aliás, esse entendimento vale para os outros tanto quanto para você, pois somos todos humanamente imperfeitos.

Saber perdoar é tão necessário quanto saber reconhecer os próprios erros e pedir desculpas. Mas é preciso ter coragem para expor suas fraquezas

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